///

Como evitar pelos encravados e irritações na pele ao se barbear?

Você está terminando de se barbear e percebe que a pele ficou irritada – ou que sobrou aquela dorzinha chata que você já sabe que vem de pelos encravados. Essa história te pareceu familiar? Tão familiar que a dor virou quase parte da sua rotina matinal?

Este texto foi feito para você. 😉

 

Para que esses problemas não aconteçam mais, você precisa corrigir alguns errinhos comuns. Existe toda uma sequência lógica que deve ser seguida nessa hora que você precisa conhecer. Ninguém disse que essa parada era fácil, né? E aí, bora?

 

Antes de mais nada, vamos entender: por que os pelos encravam? E as irritações?

Um problema de pelos encravados pode ter várias causas. Às vezes, uma roupa muito justa já pode ser uma suspeita, mas também pode ser o acúmulo de células mortas próximas à raiz.

Também pode ser porque a pele naturalmente tende a ficar mais espessa devido a agressões – nesse caso, o barbear com lâmina é o exemplo perfeito – e o pelo não consegue romper essa barreira na hora de crescer.

Quanto às irritações, a lâmina também é um dos principais fatores para que elas aconteçam. Esse é um momento meio delicado, podendo comprometer essa região da pele se você não for cuidadoso. E não dispense um bom produto pós-barba!

Mas vamos com calma: no geral, existem vários motivos para essas inconveniências acontecerem. A boa notícia é que, em grande parte, esses problemas podem ser evitados…

 

Como evitar pelos encravados e irritações na pele ao se barbear?

Para garantir que a sua pele fique saudável e não sofra com pelos encravados depois, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Vamos lá:

 

  1. Use os poros a seu favor

Os nossos poros se expandem com o aumento da temperatura, o que torna o barbear mais fácil e diminui o risco de irritações. Então, antes de fazer a barba, é essencial usar uma toalha com água quente como preparo. Outra alternativa bacana – boa para quem gosta de economizar tempo – é se barbear depois de um banho quente.

 

  1. Invista em um bom produto

O produto certo pode mudar completamente a sua experiência. Se você investir em algo que ajude no deslizar da lâmina, as chances de irritação são menores.

Isso é ainda mais verdadeiro se o produto tiver ingredientes específicos para acalmar a pele, como o Gel de Barbear Urban Men, que, além de tudo, é transparente para que você veja tudo que está fazendo com muito mais facilidade.

 

  1. Raspe A FAVOR dos pelos

Esse é um dos maiores erros que se vê por aí. Não raspe a barba na direção oposta aos pelos, já que isso contribui para que eles cresçam de forma anormal e acabam ficando encravados. Em vez disso, tente sentir a direção do nascimento dos fios e aí sim comece a se barbear na direção favorável a eles.

 

  1. Finalize com um balm pós-barba (de preferência, não alcóolico!)

Alguns produtos dessa linha contém álcool, o que aumenta as chances de irritabilidade na pele. Para se ver longe desse risco, é melhor usar o Balm Pós-barba Urban Men, que traz uma fórmula com extratos de lúpulo, cevada, óleo de café e o exclusivo Hydra-Phos.

 

  1. Feche os poros

É isso mesmo: agora, é a hora de fazer o contrário do primeiro passo e incentivar seus poros a fecharem, para sua pele ficar menos exposta a sujeiras e impurezas. Depois de se barbear, você precisa usar água gelada para fechá-los. Experimente fazer isso com uma toalha molhada para facilitar.

Viu como algumas mudanças simples ajudam a evitar esses problemas? Além de livrar você dessas inconveniências, esses passos também te ajudam a conseguir um visual que tem muito mais a ver com o que você quer. Pode confiar na gente!

Curtiu? Tem mais alguma dica? Manda para as nossas redes sociais: @estilourbanmen o/